
Vamos conhecer a trilha histórica da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) na região do Alto Lajeado, um complexo turístico que reúne várias atrações, como o Parque Amantikir e o Design Lajeado, onde existia na década de 1930 uma vila ferroviária. As casinhas dos antigos funcionários da EFCJ foram reformadas para exposição e venda de obras de arte feitas em cerâmica, madeira, tecido e velas artesanais. há também um espaço onde jovens recebem aulas de artesanato e de panificação.
Enfim, chega a hora de conhecer a trilha histórica da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Nossa aventura começa exatamente nas casinhas, que ficam na parada Gavião Gonzaga da EFCJ. Após um rápido briefing, iniciamos a caminhada pelos trilhos da ferrovia desativada. O passeio é conduzido pela turismóloga e guia de turismo Ana Paula Gonçalves, que durante o percurso conta um pouco da história da ferrovia. Livros também são compartilhados, uma forma de ilustrar os fatos marcantes narrados pela guia de turismo.

Kit 4 Camisas Dry-fit Sandrini Masculina Academia Treino Uv
Um passeio de volta ao passado
Caminhar pela EFCJ é como embarcar em uma máquina do tempo rumo ao início do século 20. As pedras brutas e os dormentes de madeira utilizados em 1912, quando os trilhos começaram a ser construídos, ainda podem ser vistos no passeio. Naquela época, os trens levavam os doentes tuberculosos para buscar a cura em Campos do Jordão. Graças ao ar puro e ao clima frio, a cidade era referência para o tratamento da doença e chegou a ter 15 sanatórios.

A trilha sobe cerca de 1 km do trecho de serra, mas a inclinação é leve, o que facilita a caminhada. Durante o percurso, as belas paisagens da Mantiqueira são companhias inseparáveis. Existe uma trilha semelhante realizada entre Santo Antônio do Pinhal e a antiga vila ferroviária, que fica no pé da Serra da Mantiqueira. Eu já fiz essa aventura e o vídeo pode ser visto meu canal no Youtube. Assista aqui.
Após cerca de 1h30 de caminhada, chegamos no Alto do Lajeado onde está o ponto culminante ferroviário do Brasil, a 1743 metros acima do nível do mar. Além do café para recuperar as energias, tivemos outra surpresa: uma família de quatis apareceu cruzando os trilhos. Um momento único e inesquecível!
Inaugurada em 1914, a EFCJ foi fundamental para o desenvolvimento de Campos do jordão. Hoje está abandonada, mas em processo de concessão. Segundo o Governo de São Paulo, o leilão deverá ser realizado em dezembro de 2025. Saiba mais aqui. Clique também no botão abaixo e assista ao vídeo que mostra a trilha histórica da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Share this content: