Leilão da EFCJ está previsto para dezembro

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Recuperação da ferrovia deverá ser feita em duas etapas – foto @correianews

O Governo de São Paulo planeja conceder ainda este ano a Estrada de Ferro Campos do Jordão à iniciativa privada. O Leilão da EFCJ está previsto para dezembro. O cronograma foi apresentado pelo Secretário de Parceria e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, durante reunião com o prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino.

O projeto de concessão estabelece que a empresa vencedora assuma por 30 anos a operação, manutenção, conservação, expansão e modernização da linha férrea de 47 km, que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão. Na primeira fase da reativação serão recuperados 19 km da ferrovia, desde Vila Capivari até a estação Eugênio Lefrêve, em Santo Antônio do Pinhal. Já a segunda etapa contempla os 28 km restantes até a cidade de Pindamonhangaba.

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Investimento pode chegar a R$ 500 milhões

O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, estima que a recuperação da ferrovia, atualmente sucateada, deverá custar algo em torno de R$ 500 milhões. Desse total, R$ 342 milhões deverão ser empregados pelo governo de São Paulo. Piorino espera que a burocracia não atrapalhe o cronograma. “Estamos em tratativas com o deputado André do Prado, presidente da ALESP, para que possamos viabilizar a execução do projeto em uma única fase”.

Os estudos para a concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão tiveram início em julho de 2023. Em abril de 2025, está prevista a abertura de uma consulta pública, e a publicação do edital com as diretrizes do leilão deve ocorrer em agosto.

Ferrovia está abandonada

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Trecho de serra da EFCJ – foto @correianews

Além do tradicional bondinho e da Maria-fumaça (em manutenção) que circulam na área urbana de Campos do Jordão, a viagem turística até Pindamonhangaba era um dos principais atrativos da ferrovia. Após o acidente faltal ocorrido em 2012, quando o trem descarrilou no trecho de serra próximo a Santo Antônio do Pinhal, o passeio foi suspenso e a ferrovia se deteriorou.

Atualmente os trilhos na região serrana estão completamente tomados pelo mato e a antiga vila ferroviária da época da construção da estrada de ferro está em ruínas. Há um roteiro de aventura que leva até o lugar. Conheça aqui

A esperança é que com a concessão pública, a empresa que assumir a EFCJ coloque um ponto final no sucatemento deste ícone histórico do turismo em Campos do Jordão. Quer saber tudo sobre a cidade mais alta do Brasil? Clique aqui

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Sobre o autor

Márcio Correia

Jornalista profissional diplomado especialista em rádio e televisão, produtor de conteúdo para sites, blogs e mídias sociais, mediador de debates, mestre de cerimônias, apresentador e locutor de vídeos institucionais e/ou publicitários, youtuber, videomaker mobile Contribua com PIX: correia_news@hotmail.com
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