
Dois modelos icônicos da Ferrari passam a ser protagonistas do acervo de mais de 500 exemplares do Museu CARDE, em Campos do Jordão, espaço que reúne carros antigos, arte, design e educação. As novas joias raras são a F40 e a F50, que a partir do dia 13 de fevereiro de 2025 entram em exposição no Salão do Design, setor localizado no primeiro andar do museu totalmente dedicado à evolução do desenho automobilístico.

Lavadora de Roupas Consul 13kg Cesto Inox 12 Programas de Lavagem Branca
A Ferrari F40 foi lançada em 1987 em comemoração aos 40 anos da marca. Trata-se do último modelo derivado do projeto 288 GTO Evoluzione desenvolvido com supervisão direta de Enzo Ferrari. A máquina foi apresentada com um motor V8 biturbo de 2,9 litros e 478 cavalos de potência. Sua velocidade máxima é de 324 quilômetros por hora.
Já a Ferrari F50 chegou ao mercado como sucessora da F40. A estreia do modelo pensado para ser um Fórmula 1 de rua aconteceu no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 1995. Ela foi produzida sem direção hidráulica e freios ABS justamente para proporcionar a experiência de dirigir um carro da categoria máxima do automobilismo. Apenas 349 unidades foram fabricadas e uma delas pertence ao CARDE, que como dizia Cazuza, é um museu de grandes novidades.

Smart TV 50″ TCL 4K UHD QLED 50P7K Google TV AiPQ Google Assistente 3 HDMI
A exclusividade dos modelos é tanta que a F50 foi premiada no The Quail, A Motorsports Gathering, encontro de carros antigos realizado na Califónia (EUA) em agosto de 2025. Já a F40, por sua vez, roubou a cena no Salão do Automóvel, em São Paulo, no ano passado. Duas lendas do antigomobilismo que podem ser apreciadas em Campos do Jordão. Vai perder?
O Museu CARDE fica na rua Benedito Olímpio Miranda, 280, no bairro Alto da Boa Vista, pertinho do Palácio do Governo e do Auditório Cláudio Santoro, palco principal do Festival de Inverno de música clássica. Outras informações no telefone: (12) 3512-3547
Share this content:
